Página inicial > Últimas Notícias > APG na 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

APG na 5º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

• Publicado: Quinta, 29 Agosto 2024 06:54
  • Última Atualização: Quinta, 29 Agosto 2024 07:24
APG NA 5º CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nos dias 30, 31 de Julho e 1 de Agosto de 2024, diretores da Associação de Pós-Graduandos da UFPA participaram da 5º Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação do MCTI, em Brasília, no Distrito Federal.

A 5ª Conferência Nacional de CTI (5ª CNCTI) é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo nos próximos anos. Após as mais de 200 Conferências preparatórias que aconteceram de dezembro de 2023 a maio de 2024 em todo país, finalmente chegou o momento da etapa nacional.

A Associação de Pós-Graduandos da UFPA teve grande participação desde o início das etapas. A APG esteve presente na Reunião Temática: Ciência Tecnologia, Inovação e Juventude, realizada em Brasília, em dezembro de 2023, durante a Conferência Nacional de Juventude.

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de março de 2024, nos fizemos presente na reunião temática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, no teatro Odylo Costa. Na ocasião, também haviam representantes de outras entidades, como a União Brasileira de Mulheres (UBM), União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

No início de abril, a APG foi convidada a compor o painel de Eixo IV - Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social, sob o TEMA: valorização e apoio a populações historicamente subrepresentadas no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024, do Estado do Pará.

Em 17 de Abril de 2024, A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos realizou a Conferência Livre “Juventude, Ciência, Tecnologia e Inovação: Quais as contribuições dos jovens cientistas para o desenvolvimento do país?”.

O evento, realizado em formato híbrido, abordou a relevância do desenvolvimento da pesquisa elaborada pelos jovens pesquisadores brasileiros, em especial, da Amazônia. A conferência teve o objetivo de valorizar a ciência que vem dos laboratórios das universidades e dos institutos de pesquisa e reunir propostas que serão debatidas na fase nacional e poderão fazer parte da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação pelos próximos anos até 2030.

Participaram do evento pesquisadores, acadêmicos, profissionais, estudantes, entre outros. Houve apresentação de ideias, projetos, experiências, pesquisas e inovações, além de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento social, sustentável e justo do país.

Em Manaus, no Amazonas, também estivemos presentes participando da Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada nos dias 18 e 19 de abril de 2024, na Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Por fim, após diversas participações efetivas, a APG pode contribuir também na etapa nacional, com o conjuntos de pós-graduandos e pós-graduandas que ali se faziam presente, levantando as principais bandeiras da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Acompanhe as lutas da APG UFPA e nos siga nas redes sociais:

Instagram: @apgufpa

X: @apgufpa