Página inicial > Últimas Notícias > DELEGAÇÃO DA UFPA É DESTAQUE NO CONGRESSO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS

DELEGAÇÃO DA UFPA É DESTAQUE NO CONGRESSO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS

• Publicado: Quinta, 29 Agosto 2024 06:43
  • Última Atualização: Quinta, 29 Agosto 2024 06:43
DELEGAÇÃO DA UFPA É DESTAQUE NO CONGRESSO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS

Os estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Pará foram representados por uma delegação histórica no 29º Congresso Nacional de Pós-Graduandos de Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em Belo Horizonte – MG, na Universidade Federal de Minas Gerais, de 11 a 14 de Julho de 2024.

Pela primeira vez, a delegação da UFPA levou um numero de delegados considerável para o CNPG, foram mais de 15 delegados representando a Universidade. Em âmbito estadual, o Pará também se destacou, contando com mais de 20 delegados representando não só a UFPA, como também a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

O Congresso da ANPG é o maior e principal fórum de debates e deliberações da entidade, responsável por eleger a diretoria que a conduzirá no próximo biênio (2024-2026), aprovar resoluções e moções com seus posicionamentos e, eventualmente, promover alterações estatutárias.

Os delegados, com direito a voz e voto no Congresso, são eleitos em processos gerais, por campi, universidade ou instituição de pesquisa, ou locais, por cada programa de mestrado ou doutorado, sob condução da APG credenciada no 45º CONAP ou comissão de 10 pós-graduandos onde não houver entidade de representação local.

“O Congresso da ANPG é o ponto alto da vida democrática da entidade, quando debatemos os rumos da pós-graduação e da ciência desde a base, nas universidades e programas. É preciso que o 29º Congresso reflita sobre questões estratégicas para o desenvolvimento do país e as contribuições dos jovens pesquisadores nesses desafios”, afirma Vinícius Soares, presidente da ANPG.

registrado em: